Conheça os principais exames de vista
O exame oftalmológico, popularmente chamado de exame de vista, é essencial para cuidar da saúde dos olhos, pois permite que o oftalmologista faça um diagnóstico da capacidade visual, um acompanhamento de prevenção e o tratamento de doenças e/ou complicações.
Por isso, é recomendado manter os exames atualizados e ficar atento aos sintomas mais comuns que indicam problemas de visão, como:
- Dificuldade de enxergar
- Dor de cabeça ou nos olhos frequentes
- Lacrimação excessiva ou falta dela
- Visão embaçada
- Visão dupla
- Olhos vermelhos
- Forçar a visão para enxergar os objetos com foco
Exames de vista mais comuns
Sabia que, na hora de tirar fotos, o flash pode revelar se há indícios de alguma doença na visão? Sim, é verdade, porém nada substitui os tradicionais exames de vista.
Os exames oftalmológicos são importantes para detectar graves doenças como retinopatia diabética, glaucoma, catarata, descolamento da retina, astigmatismo, miopia e presbiopia (conhecida como vista cansada), entre outras.
Teste do olhinho
É realizado nas primeiras semanas da vida de um recém-nascido. É simples e rápido. Com um oftalmoscópio, o médico examina o reflexo da retina. Assim, o teste pode detectar precocemente doenças como catarata e glaucoma congênita, tumores, inflamações e erros de refração – miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Avaliação externa
Dentre os exames de vista existentes, este é o primeiro que o oftalmologista realiza no paciente durante a consulta. Ele avalia externamente os olhos, as pálpebras e os canais lacrimais para saber se há possíveis sintomas como vermelhidão, inchaços e mudanças na lacrimação, como excesso ou falta.
Exame de refração
O teste de refração ocular detecta quanto a pessoa consegue enxergar e estabelece o grau dos óculos, se eles forem necessários.
Durante o exame, o refrator é posicionado na frente do rosto e o especialista pede para a pessoa dizer quais letras enxerga na parede enquanto troca manualmente as possíveis lentes corretivas e avalia o efeito de cada uma.
Entre os problemas detectáveis estão a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia.
Exame de fundo de olho
Conhecido como exame de mapeamento de retina, avalia a retina, disco óptico, coroide e vasos sanguíneos para encontrar possíveis desdobramentos do glaucoma, diabetes ou hipertensão no globo ocular.
Além de problemas oftalmológicos, por meio dele também podem ser identificados tumores, problemas vasculares e de pressão, colesterol, leucemia, tuberculose, inflamações reumáticas, diabetes, toxoplasmose e desequilíbrios da tireoide.
Teste Ortóptico
Esse exame analisa os músculos conectados à movimentação dos olhos e verifica alterações sensoriais. Dessa forma, ele é recomendado para analisar o alinhamento dos olhos, a posição do olhar e detectar doenças como estrabismo e ambliopia.
Vale reforçar que este exame deve ser feito a partir dos 3 anos de idade. Porque, caso seja necessário realizar o tratamento para o estrabismo ou ambliopia, a idade limite para concluir a correção é de 7 anos. Após esse período só é possível corrigir a parte estética por meio de cirurgia.
O ideal é fazer regularmente os exames oftalmológicos indicados pelo seu oftalmologista. A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de combater problemas e doenças que afetam a saúde dos olhos.