Skip links
Imagem com várias pessoas ilustradas com armações de óculos diferentes.

Como escolher os óculos certos pra você

Todo mundo já sabe que os óculos são muito mais do que apenas um item para sua saúde visual. Hoje, apostamos muito neles como um acessório de moda, que diz para o mundo nossa própria assinatura visual. Mas você sabe quais os óculos certos e a combinação perfeita para você? Aqui nós vamos explicar como fazer essa escolha da melhor forma possível. 

 

Veja o mundo com harmonia 

O visagismo, a arte de valorizar a imagem pessoal, desempenha um papel fundamental nesse processo. E, quando se trata de óculos, o visagismo repara justamente na harmonia entre os seus traços pessoais e o formato da armação.   

Como acessórios poderosos, os óculos refletem quem você é e ressaltam sua autenticidade. Por exemplo, se você tem um estilo mais clássico, armações em metal ou acetato em tons neutros podem ser ideais. Mas para um visual mais ousado, você pode optar por armações grandes e com cores vibrantes. Já falamos um pouco sobre isso aqui no blog.

Seja qual for seu estilo e seu formato de rosto, é necessário avaliar o modelo de óculos em si. Uma armação que fica perfeita em uma pessoa pode não ficar tão legal em você, mesmo com estilos e formatos de rosto parecidos. 

Veja o passo a passo abaixo e aprenda a harmonizar as armações de óculos com suas características. 

 

Passo a passo para escolher óculos certos para você 

Por tipo de dioptria 

Miopia:  

As lentes para a correção de miopia geralmente têm a borda grossa e o centro fino. Então: 

  • Dê preferência para armações menores, com aro mais grosso para esconder a espessura. O material mais indicado é o acetato. 
  • Evite modelos como aviador e modelos parafusados de lente suspensa, como os “Fio de Nylon” ou 3 peças. 
  • As modelagens de gatinho, wayfarer e retangulares, se possuírem bordas grossas, também são recomendadas. 

 Hipermetropia 

Nessa dioptria, as lentes têm centro grosso e borda fina. Essas são as recomendações: 

  • Dê preferência para armações com aros menores e mais arredondados, para evitar o efeito “olho de boi”. 
  • Evite armações grandes, pois isso deixa a peça pesada e coloca muito destaque na grossura do centro da lente. 

 

Olhos grandes X Olhos pequenos 

  • OLHOS GRANDES E COM ALTA HIPERMETROPIA: na hipermetropia, as lentes aumentam o tamanho dos olhos. Então, óculos com armação escura darão a impressão de diminuir o tamanho dos olhos. 
  • OLHOS PEQUENOS E COM ALTA MIOPIA: na miopia, as lentes diminuem o tamanho dos olhos. Nesse caso, óculos com cores claras darão a impressão de aumentar o tamanho dos olhos. 

  

Para um encaixe nasal perfeito 

A ponte dos óculos, parte que fica encaixada no nariz e que liga as lentes, precisa ficar corretamente ajustada no nariz. Assim, o peso da armação e das lentes fica distribuído de maneira uniforme e equilibrada pelo rosto, trazendo conforto durante o uso dos óculos.  

Nariz e tipos de pontes: 

Com essas dicas, você poderá alongar ou diminuir o nariz através de ilusão de óptica 

  • PARA ALONGAR: escolha armações com pontes finas, altas e em formato chave. 
  • PARA DIMINUIR: armações com pontes grossas e em cores mais escuras dão o efeito de diminuir o nariz. 

 

Tamanho da armação X Tamanho do rosto 

Outra técnica é considerar o tamanho dos óculos em relação ao rosto, pois isso evita que os óculos fiquem muito pequenos ou exageradamente grandes em você. 

Você sabia que podemos dividir os modelos de óculos em 3 tamanhos? Podemos nomeá-los de P, M e G. Essa categorização é feita de acordo com a largura horizontal do olho da armação (o aro que fica ao redor das lentes). Essa informação geralmente está na própria haste dos óculos e você também pode encontrar nas informações do produto na loja online. [hiperlink www.oticasdiniz.com.br] 

  • Para óculos de grau: 
  1. TAMANHO P: lentes menores que 50 mm 
  2. TAMANHO M: lentes entre 50 e 54 mm 
  3. TAMANHO G: lentes maiores que 54 mm 
  • Para óculos de sol: 
  1. TAMANHO P: lentes menores que 54 mm 
  2. TAMANHO M: lentes entre 55 e 58 mm 
  3. TAMANHO G: lentes maiores que 58 mm 

 Outra dica relevante é respeitar o limite horizontal de até um dedo da têmpora. Essa é uma ótima referência para entender o seu limite na largura das armações.  

 

Posição ideal das sobrancelhas

As sobrancelhas devem estar localizadas acima da armação ou “escondidas” atrás da armação. Se elas ficarem visíveis abaixo e através das lentes, isso pode criar um efeito óptico de olhos caídos e de dupla sobrancelha, causando um ruído de imagem. 

  

Rosto longo X Rosto curto 

  • ROSTOS LONGOS: para criar a ilusão de ótica de encurtar, sugerimos óculos maiores nas linhas horizontais.  
  • ROSTOS CURTOS: para criar a ilusão de ótica de alongar, sugerimos óculos maiores nas linhas verticais.  

   

Rejuvenescimento por meio da modelagem dos óculos  

  • EFEITO BOTOX: a modelagem gatinho dá a impressão de levantar o olhar e tirar a aparência de cansaço. As linhas diagonais ajudam nesta ilusão de óptica.  
  • EFEITO DISFARCE: óculos com hastes mais grossas ou com lentes coloridas disfarçam e tiram a evidência de possíveis linhas de expressão nas áreas dos olhos.  
  • EFEITO MAQUIAGEM: armações de acetato em cores vibrantes ou com estampas criam contraste, dando a impressão de maquiagem e rejuvenescimento.  

  

Sinta-se confiante  

A confiança é o melhor acessório, e quando você se sente bem com sua escolha, isso se reflete em sua postura e na forma como interage com os outros.  

Escolher os óculos ideais é uma combinação de arte e ciência. Com o olhar atento do visagismo, você pode encontrar a peça que não apenas corrige sua visão, mas também realça sua beleza única. Escolha com sabedoria e sinta-se confiante! 

Que tal aproveitar esse novo conhecimento dando uma passadinha nas Óticas Diniz? Nossa equipe está sempre muito preparada para te receber e compartilhar essas e outras técnicas no momento da escolha dos óculos. 

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.