Skip links

MITOS E VERDADES SOBRE AS LENTES DE CONTATO

Nossa mãe sempre diz para não acreditar em tudo que as pessoas falam. Mas algumas coisas, por mais absurdas que possam parecer, têm lá o seu fundo de verdade. E sobre o uso de lentes de contato não seria diferente.

O produto conquistou os brasileiros. Independentemente da dificuldade visual, muitas pessoas optam por esse tipo de correção por proporcionar mais conforto. E atrás dessa comodidade e estilo das lentes de contato, os cuidados devem ser redobrados para que não ocorram problemas ocasionados pelo mau uso.

Trouxemos os principais mitos e verdades que vão deixar você mais atento à saúde dos seus olhos. Confira.

1 – Não respeitar o prazo de validade pode causar sérios danos à visão.

Verdade – As lentes de contato possuem pequenos poros que permitem a passagem do oxigênio para a córnea, quando o prazo de validade está vencido, eles param de funcionar, acumulando proteínas e dando origem tanto a infecções quanto a lesões, algumas irreversíveis.

2 – Toda pessoa pode usar qualquer lente de contato.

Mito – Cada indivíduo possui uma córnea diferente e, por causa disso, a lente de contato também deve ser devidamente adaptada à curvatura do seu olho. Além disso, sua utilização não deve ser recomendada a pessoas que tenham dificuldades de manuseio ou deslizes com a higiene, por exemplo. As consequências pelo mau uso podem até causar a perda permanente da visão.

3 – As lentes de contato devem ser colocadas antes de se maquiar e retiradas antes de remover a maquiagem.

Verdade – Colocá-las antes de fazer a maquiagem ajuda na redução da quantidade de resíduos na lágrima e na prevenção da entrada desses resíduos na lente e, consequentemente, na córnea. Em relação à remoção da maquiagem, é fundamental retirá-las antes de iniciar o processo para evitar danos ou algum deslocamento acidental. E lembre-se: antes de tocá-las, lave bem as mãos.

4 – O soro fisiológico é a solução mais indicada para higienizar as lentes.

Mito – Há soluções específicas para essa finalidade, elas são compostas por substâncias capazes de remover as impurezas e conservar as lentes de contato. O soro fisiológico não retira os agentes microbianos, apenas as hidratas. Além disso, caso o líquido esteja contaminado e entre em contato com os olhos por meio das lentes, pode oferecer um alto risco de contaminação.

5 – O estojo das lentes deve ser trocado com frequência.

Verdade – Os especialistas não só recomendam a sua troca a cada três meses como também orientam higienizá-lo diariamente para remover a solução antiga.

6 – Dormir com as lentes prejudica a visão.

Verdade – Dormir com as lentes pode, sim, ser perigoso. Há risco de contrair infecções por bactérias, fungos, vírus e até amebas, além de diminuir a oxigenação ocular, deixando a córnea ressecada. Antes de dormir, é preciso retirar, higienizar e guardar seguindo as orientações do seu oftalmologista.

Leave a comment

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o nosso tráfego.