“Vista cansada”: mitos e verdades
Conhecida oficialmente entre os especialistas como presbiopia, a chamada vista cansada é um problema que atinge cerca de 60 milhões de brasileiros, segundo pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Com o passar do tempo, perdemos a capacidade para enxergar de perto. Isso acontece porque o cristalino (responsável por focalizar as imagens na retina) vai perdendo sua flexibilidade na hora de aumentar sua curvatura para focalizar objetos próximos.
Esse movimento do cristalino é chamado de acomodação. Após os 40 anos de idade, a acomodação começa a apresentar sinais de cansaço e a visão de perto fica cada vez pior, já que focalizar objetos próximos passa a ficar mais complicado.
O problema existe, mas muito do que se fala sobre a vista cansada pode não ser tão real quanto parece. Confira!
Mitos e verdades
Vista cansada é algo que atinge pessoas que ficam o dia todo em contato com telas eletrônicas (MITO): a presbiopia é um problema de visão relacionado com a idade e com a capacidade do cristalino se moldar na hora de focalizar objetos próximos. Portanto, não tem relação direta com o contato com telas eletrônicas.
Todos nós precisaremos de óculos em algum momento da vida (VERDADE): por ser um problema que tem a ver com o envelhecimento do cristalino, é muito provável que, em algum momento após os 40 anos de idade, todos nós tenhamos de usar óculos para combater a vista cansada.
Homens têm maior tendência a sofrer de vista cansada (MITO): a presbiopia não escolhe gênero e aparece tanto em homem quanto em mulheres após os 40 anos de idade.
Assim como a vista cansada começa a aparecer após certa idade, pode parar de aumentar em um determinado momento (VERDADE): a dificuldade para enxergar de perto começa a aumentar após os 40 anos de idade, mas tende a estabilizar entre os 60 e 65 anos de idade.
Quem tem vista cansada, tem dificuldade para ler em telas eletrônicas, mas não em livros de papel (MITO): a presbiopia consiste na dificuldade para enxergar objetos de perto, independentemente do local.
Dor de cabeça frequente pode ser um sintoma de vista cansada (VERDADE): além de dor de cabeça, visão borrada ao ler algo em uma distância normal e necessidade de maior luminosidade para enxergar melhor são alguns dos sintomas da presbiopia.
Quem tem miopia ou astigmatismo não terá vista cansada (MITO): vale lembrar mais uma vez que a presbiopia está relacionada com a perda de flexibilidade do cristalino. A dificuldade vem com o envelhecimento e não tem a ver com outros problemas de visão.
Não existe uma maneira de prevenir a vista cansada (VERDADE): por se tratar de um problema causado pelo envelhecimento ocular, realmente não foi encontrada uma maneira de evitar a presbiopia até o momento.
Agora que você já sabe tudo sobre a presbiopia, ficou mais fácil cuidar da visão, não é mesmo? O melhor de tudo é que dá para contar com as Óticas Diniz em todos os momentos.
Quer saber mais sobre cuidados com a visão? Deixe sua dúvida nos comentários e siga nossa página no Instagram para conferir outras dicas incríveis!